LONDON AQUATICS CENTER
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Nascida em 31 de outubro de 1950, a ousada arquiteta e design iraquiana Zaha Hadid é a primeira mulher a receber o prêmio máximo da arquitetura – o Pritzker. Foi sócia juntamente com Rem Koolhaas do Escritório de Arquitetura Metropolitana. Hadid possui um traço vanguardista com linhas conceptuais e escultóricas, referentes à arquitetura descosntrutivista. O London Aquatics Center, localizado no Parque Olímpico de Stratford, no leste de Londres, teve sua obra iniciada em julho de 2008 com previsão de término para o final de 2011 para o uso das Olimpíadas de 2012. Representa uma das obras mais complexas de Zaha, sendo sua estrutura toda em aço, com o telhado de concreto. O complexo esportivo tem a particularidade de ser capaz de se contorcer, esticar, torcer, em resposta aos efeitos de neve, vento e mudanças de temperatura.
ANÁLISE CRÍTICA COM BASE NOS CONCEITOS DE CALVINO – LEVEZA
Para Calvino a leveza está associada à precisão e à determinação, nunca ao que é vago ou aleatório. Ela se contrapõe ao peso. E essa foi decisiva para a minha escolha. A estrutura do London Aquatics Center é toda feita em aço, e isso nos passa a idéia de peso.
Mas sua forma escultórica, cheia de ondas, faz o complexo flutuar. Essa fluidez e leveza do volume em oposição a dureza, rigidez, de sua estrutura.
Ítalo Calvino escreve em seu livro que a leveza é uma forma de ver o mundo e se não a vemos, devemos buscar um novo ponto de observação e uma outra lógica.
“É preciso ser leve como o pássaro, e não como a pluma”, cita Paul Valéry
"Acredito que as coisas podem ser feitas de outra maneira, que a arquitetura pode mudar a vida das pessoas, e que vale a pena tentar", Zaha Hadid
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo Milênio: Lições americanas. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, c1994
Nenhum comentário:
Postar um comentário