CASA OSLER
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O Arquiteto paulistano Marcio Kogan, é um dos mais destacados nomes da arquitetura brasileira contemporânea, fruto do seu estilo próprio e sofisticado de projetar. Localizada em Brasília, a casa Osler é uma de suas principais obras; partindo da forma de “caixa”, priorizando linhas retas, simplicidade, funcionalidade e amplos espaços com conforto e aconchego.
O projeto para casa Osler começou no ano de 2006, tendo sua conclusão em 2008.
ANÁLISE CRÍTICA COM BASE NOS CONCEITOS DE CALVINO – EXATIDÃO
Em sua obra, Ítalo Calvino define exatidão em vários conceitos, estes essenciais para minha escolha - Casa Osler.
Tais características podem ser exemplificadas no projeto, pelo jogo dos dois volumes. A pureza das formas geométricas, volumes e a verticalidade remetem ao conceito de uma obra calculada e bem definida, ganhando assim uma grande expressividade na formação da imagem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6SxLQNEoH-MOXDnPparQ2u_Vch05z6JaOeJDzfJRlVfUIHU7exZkJsePk6HSPZIRZc-7ABm4YqpPsiglyqfdlajx7Wyp5QAWk8nS8-Cx__ue1PTtk2L5eAhBuD5B-UOIYhH9M2uu0NXmc/s400/Marcio+Kogan+-+Casa+Osler+14.jpg)
A composição de Kogan no uso de materiais exibe suas formas elegantes, através da combinação de concreto, madeira e vidro. Tal arranjo, expressa um espaço nítido, limpo e claro, excluindo a sensação de estranheza e mal–estar, como cita Calvino em seu texto.
Concebe-se então, uma forma simples e ao mesmo tempo, graciosa e atraente.
O projeto tem por característica, o sentido de serenidade pelo entendimento da forma da casa com a envolvente forma do jardim, como também tem o sentido de movimento e dinamismo, pela transposição das duas “caixas”. Conceito dado por Calvino quando fala sobre chama e cristal.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo Milênio: Lições americanas. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, c1994
Nenhum comentário:
Postar um comentário