Ponte Juscelino Kubitschek
Ponte Juscelino Kubitschek |
Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a obra da Ponte JK impressiona pela funcionalidade e pela arquitetura monumental que transformam o empreendimento em uma execução ímpar da engenharia brasileira. Iniciando pela arquitetura, com três arcos inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água, a obra se integra ao conceito de Brasília, aliando beleza e inovação. A forma estrutural adotada conta com três arcos que sustentam, por meio de estais de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, o que representa um desafio imposto pela arquitetura e vencido pela engenharia.
Conquista da Engenharia
Ponte Juscelino Kubitschek |
Ponte Juscelino Kubitschek |
ANÁLISE CRÍTICA COM BASE NOS CONCEITOS DE CALVINO – RAPIDEZ
Dentro da proposta de rapidez, o que eu entendi sobre o conceito, é que: rapidez não é apenas grande velocidade, celeridade, pressa. Mas também calma serenidade eficiência. O conceito de rapidez traduz algo feito com objetividade e sem afobamento.
A minha relação entre o conceito de rapidez de Calvino e a ponte JK, estão além do fato de ser uma ponte que permite interligar pontos não acessíveis, observei outras características na obra:
Os arcos da ponte são inspirados no movimento de uma pedra quicando sobre a água, e as suas bases de sustentação, vão de um lado a outro do tabuleiro da ponte, um movimento bem elaborado e eficiente, movimento esse feito de um lado para o outro passa uma sensação de ininterruptividade.
Dados técnicos
Localização | Liga o Plano Piloto à QL 24/26 do Lago Sul |
Comprimento Total | 1.200m |
Arcos | 3 vãos de 240 metros cada, com altura de 62,70 metros acima do nível do lago, apoiados em 4 bases submersas |
Acessos | 10 vãos de 45 a 48 metros |
Largura da Ponte | 24 m (6 pistas) |
Profundidade do Lago | 23 m (no local da obra) |
Rampa da Ponte | 2,25 % (ascendente para o vão central) |
Área do Tabuleiro | 28.800.00 M2 |
Projetistas | Arquiteto: Alexandre Chan, Engenheiros: Mário Vila Verde e Filemon Botto de Barros |
Ponte Juscelino Kubitschek |
Bibliografia:
ALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio
www.transportes.gov.br/bit/pontes/DF/ponte%20jk/GpJK.HTM
ficou super gera fera !!!
ResponderExcluiresse trabalho ficoo muitoo GERA FERA !!
ResponderExcluirgera seu trabalho foi fera!
ResponderExcluircara essa ponte eh muito gera fera !!! 100%
ResponderExcluir