quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Eduardo e Mariana

Percepções do grupo sobre o Conjunto JK

As percepções do grupo serão expressas por meio de um diálogo fictício criado por nós para exemplificar as opiniões surgidas durante a visita ao edifício. As quatro pessoas que aparecem no diálogo também são fictícias e são elas: Carla, Poliana, Vanessa e Néria.

Diálogo:


Na faculdade, quando recebemos a notícia de onde seria o nosso trabalho...

P: Nossa!!!O nosso TI esse período vai ser no JK??? Que horror!!! Meus pais não vão gostar nada de saber que vou ter que entrar lá...
C: Uai, porque Poliana???
P: Carla, você não sabe que o prédio tem fama de abrigar maus elementos e pessoas de más condutas e índoles?
C: Saber eu sei né Poliana...mas acho que são só comentários infelizes sobre o lugar, eu acho lá até bacaninha.

Já no JK...

C: Vanessa, o que você achou do conjunto?
V: Ah Carla, eu gostei, pelo menos por fora ele parece organizadinho e vemos que ele está em processo de restauração das esquadrias, olha só...
C: É bacana né, preservar um edifício tão importante pra história de BH...Eu gostei, acho que os comentários infelizes sobre o edifício são muito mal colocados.

Entrando no edifício com a turma, percebemos as fisionomias das pessoas no hall de entrada ao se depararem com todas aquelas pessoas ali se ‘apropriando’, cada um a seu modo, da entrada do prédio onde moravam/trabalhavam.

...

N: Nossa, mas o prédio não ta precisando de uma restauração só nas esquadrias não, olha, tem um ‘buraco’ no forro do hall!

...

            Subindo aos apartamentos, percebemos o quão antigos são os elevadores do prédio e como eles são ‘estranhos’.É possível ver as lajes entre os pavimentos de dentro do elevador. Além do mais, nessa experiência pudemos ter contato com alguns moradores do edifício e percebemos o que eles sentem ao morar e trabalhar ali.

Relatos da professora.

            Estávamos eu e alguns alunos no elevador para conhecer um apartamento e comentávamos sobre o edifício, sua estrutura, sua história, sua beleza, sua data de construção e outras coisas mais, quando um senhor que estava no elevador conosco falou timidamente mas com um ar de orgulho:
 - Ele é de 60 (o conjunto) e foi projetado por Oscar Niemeyer.

...

Já em outro elevador, a ascensorista conversando conosco e nos ouvindo dizer como o prédio era bom, disse com um ar de desgosto e monotonia:
 - É, para quem vem aqui uma vez só é mesmo.
E eu, toda sem graça, disse-lhe:
 - Sim, é sim. Em termos de arquitetura ele é bom mesmo, mas quanto ao trabalho aqui, não posso opinar não é mesmo?!

...

            Mas de todas as opiniões que ouvimos, vemos e percebemos, a que mais nos marcou foi a necessidade que os moradores de lá têm de dizer que são pessoas boas, idôneas, honestas e direitas, muito devido aos fantasmas e lendas, que rondam o conjunto e constroem a ‘má fama’ que hoje ele possui.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário