domingo, 7 de novembro de 2010

Ana Luiza Barros Fonseca (Rapidez)

                                  Cable Railway Nordpark

O projeto é da arquiteta Zaha Hadid, uma arquiteta iraquiana e conhecida internacionalmente por seus projetos ousados. Ganhou o concurso para a criação Nordpark Cable Railway em 2005, sendo concluído em 2007.  
O Cable Railway Nordpark é composto por quatro novas estações e uma ponte suspensa por cabos de suspensão em Insbruck, na Áustria. Este projeto demonstra o potencial das ferramentas paramétricas para o design e fabricação. No caso foi utilizada tecnologia da indústria automotiva para a elaboração e fabricação das peças que compõem o conjunto. Embora pareça algo completamente aleatório, esse design é resultado de análises das condições locais como insolação e altitude e é diferente para cada ponto do percurso.

 


Começando na estação do Congresso, no centro da cidade, a estrada de ferro para a estação Loewenhaus antes de cruzar o rio, subindo a montanha Nordkette norte de Innsbruck para a estação Alpenzoo.


A estação final está em  Hungerburg , a 288 metros acima de Innsbruck, onde os passageiros podem ir ao teleférico até o alto da montanha Seegrube.


Análise Crítica:
 Calvino nao fala apenas da rapidez do corpo, mas também da rapidez da mente. Você pode rapidamente observar um objeto arquitetonico por inteiro, somente por fora, mas ao percorrer este mesmo objeto em seu interior, o tempo se torna mais longo. 
Em um trecho dessa proposta ele diz o seguinte: '' A relatividade do tempo aparece como tema num conto popular que se encontra difundido por quase toda parte: a viagem de ida ao além, que parece durar apenas algumas horas para quem realiza, ao passo que, na volta, o ponto de partida se torna irreconhecível porque se passarm ano e anos''. Ao ler esse trecho encontrei a relaçao da rapidez com o Cable Raiway Norfpark, a agilidade depende de onde está indo e porque está indo, por exemplo: para muitos passar ali para trabalhar ou ter que cumprir alguma obrigaçao da qual nao gosta vai ser uma ''viagem'' demorada, enquanto a volta para casa será mais rapida, pois está voltando para onde gosta e descansa. O mesmo acontece quem vai ali a passeio, o dia provavelmente passará rapido e será divertido, enquanto a volta será triste e cansativa.
Tudo depende do ritmo, da agilidade, e principalmente da mente. Vemos isso no seguinte trecho : '' a narrativa é um cavalo: um meio de transporte cujo tipo de andadura, trote ou galope, depende do percurso a ser executado, embora a velocidade de que se fala aqui seja uma velocidade mental'', ou seja, a velocidade sempre é a mesma, o que muda é o que está em sua mente. 


 Referencias bibliograficas:
http://www.arcspace.com/architects/hadid/nordpark/nordpark.html
http://www.worldbuildingsdirectory.com/project.cfm?id=48







Nenhum comentário:

Postar um comentário