domingo, 7 de novembro de 2010

Dênis Júnio Cordeiro de Araújo - Exatidão

SAGAPONAC HOUSE 43
                                                                                                              Por Hariri & Hariri


As irmãs Hariri
                As irmãs Gisue e Mojgan nasceram no Irã e na década de 70 se transferiram para os EUA, onde se formaram como arquitetas pela Cornell University, em 1986. Em parceria, abriram o escritório Hariri & Hariri em Nova York. Atualmente, são internacionalmente aclamadas pelos seus projetos visionários e plasticamente provocativos.

                Uma das mais renomadas criações das irmãs Hariri pertence ao projeto Sagaponac House, fundado pelo produtor Harry J. Brown. A idéia de Brown foi convidar arquitetos internacionais para criar casas de verão em NY, que seriam posteriormente vendidas.

Sagaponic House 43
                Foi projetada pelas Hariri a Sagaponac House 43, que é composta de dois volumes retangulares em forma de L com uma grande abertura em cada volume. O custo da obra foi de 1,5 milhões de dólares e a construção, que ocupa uma área de 4.600m² foi completada em 2004 e comprada por um casal de empresários.



ANÁLISE CRÍTICA COM BASE NOS CONCEITOS DE CALVINO – EXATIDÃO

                Em sua obra, Ítalo Calvino descreve exatidão como algo que seja bem definido e calculado, que leva à evocação de imagens nítidas, por meio de uma linguagem precisa e direta.

Área de Lazer
                Um dos grandes desafios da arquitetura quando se trabalha em um projeto que transmita exatidão é conceber um ambiente que se defina de tal forma em um mundo que caminha para a abstração do todo e para a multiplicidade assimétrica da forma. São inúmeros os projetos arquitetônicos a se estabelecerem no exato, no definido.


                O trabalho do grupo Hariri & Hariri se deu a partir da geração de volumes puros que, juntos formassem L e que fossem abertos por panos de vidro, estabelecendo comunicação entre ambos e o exterior. A utilização de concreto, aço e vidro deu ao projeto a sensação de limpeza e clareza em meio ao espaço abarrotado de referências visuais que evoca a floresta de mata natural virgem onde se localiza a casa.

                A abordagem do jogo de formas e a abertura estabelecida nessa arquitetura geraram um domínio da luz natural do local tanto no interior quanto no exterior da casa, possibilitando ao individuo melhor visibilidade e relação de entendimento dos objetos e da plasticidade que o ambiente transmite.


Referência Bibliográficas:

CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo Milênio: Lições americanas. 3. ed.  São Paulo: Companhia das Letras, c1994.

http://www.housesatsagaponac.com/

http://www.haririandhariri.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário