domingo, 7 de novembro de 2010

Luís Filipe Gurgel

Ponte Juscelino Kubitschek


Ponte Juscelino Kubitschek










Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a obra da Ponte JK impressiona pela funcionalidade e pela arquitetura monumental que transformam o empreendimento em uma execução ímpar da engenharia brasileira. Iniciando pela arquitetura, com três arcos inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água, a obra se integra ao conceito de Brasília, aliando beleza e inovação. A forma estrutural adotada conta com três arcos que sustentam, por meio de estais de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, o que representa um desafio imposto pela arquitetura e vencido pela engenharia.





Conquista da Engenharia

Ponte Juscelino Kubitschek
 O fato dos arcos de sustentação da Ponte JK se encaixarem diagonalmente nos pilares de sustentação produziu esforços tridimensionais na fundação, para isto a fundação teve que alcançar solo estável, o qual só foi encontrado em grande profundidade. As diferenças de propriedades nas várias camadas de solo que caracterizam a região de Brasília, forçou o aumento da fundação a fim de vencer a não - homogeneidade vertical e horizontal das camadas.




Ponte Juscelino Kubitschek




                 ANÁLISE CRÍTICA COM BASE NOS CONCEITOS DE CALVINO – RAPIDEZ

Dentro da proposta de rapidez, o que eu entendi sobre o conceito, é que: rapidez não é apenas grande velocidade, celeridade, pressa. Mas também calma serenidade eficiência.  O conceito de rapidez traduz algo feito com objetividade e sem afobamento.

A minha relação entre o conceito de rapidez de Calvino e a ponte JK, estão além do fato de ser uma ponte que permite interligar pontos não acessíveis, observei outras características na obra:
Os arcos da ponte são inspirados no movimento de uma pedra quicando sobre a água, e as suas bases de sustentação, vão de um lado a outro do tabuleiro da ponte, um movimento bem elaborado e eficiente, movimento esse feito de um lado para o outro passa uma sensação de ininterruptividade.


Dados técnicos 

Localização
Liga o Plano Piloto à QL 24/26 do Lago Sul
Comprimento Total
1.200m
Arcos
3 vãos de 240 metros cada, com altura de 62,70 metros acima do nível do lago, apoiados em 4 bases submersas
Acessos
10 vãos de 45 a 48 metros
Largura da Ponte
24 m (6 pistas)
Profundidade do Lago
23 m (no local da obra)
Rampa da Ponte
2,25 % (ascendente para o vão central)
Área do Tabuleiro
28.800.00 M2
Projetistas
Arquiteto: Alexandre Chan, Engenheiros: Mário Vila Verde e Filemon Botto de Barros





Ponte Juscelino Kubitschek
















Bibliografia:

ALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio
www.transportes.gov.br/bit/pontes/DF/ponte%20jk/GpJK.HTM



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