domingo, 7 de novembro de 2010

MUSEU DE ARTE MODERNA - multiplicidade

Local: Rio de Janeiro
Autor: Affonso Eduardo Reidy
Data: 1953 – 1968
Italo Calvino - Multiplicidade

 Gabriella Gobbi


       Localizado no meio do jardim do Aterro do Flamengo, com um cenário privilegiado


      O projeto de Reidy foi totalmente orientado para o dialogo com a magnífica paisagem das montanhas, da baía da Guanabara, e do próprio futuro Parque do flamengo.
      Procurou não encontrar em conflito com a natureza, optando por uma composição predominante horizontal, de modo a acentuar o movimentado perfil das montanhas. O partido estrutural liberou o térreo de construção e apoios, permitindo manter a continuidade dos jardins até o mar. Mesmo no interior do museu – em opção critica por muitos -, Reidy optou por não confinar as obras a um espaço fechado, adotando em quase toda a extensão das salas de exposição panos de vidro, de modo que “a natureza circundante participasse do espetáculo oferecido ao visitante do Museu”



      Para obter uma estrutura delgada, a função de sustentação foi dividida: o pavimento superior e a cobertura são suspensos por tiras de aço ás grandes vigas do quadro estrutural, enquanto o primeiro pavimento se apóia nas colunas verticais. Foram utilizadas abas de proteção nas fachadas para o correto contraventamento dos quadros estruturais. O concreto foi utilizado sem qualquer revestimento, tirando-se partido de sua forma textura e cor.




      De todos os espaços de exposição o visitante pode vislumbrar a paisagem. O salão monumental , com altura de oito metros, é um dos poucos isolados do exterior, contendo, mesmo assim, em uma de suas extremidades, uma enorme faixa vertical de vidro que “enquadra” o perfil do Pão de Açúcar.



ANÁLISE CRÍTICA COM BASE NOS CONCEITOS DE CALVINO - Multoplicidade

      A concepção monumental do espaço adotada por Reidy implica a noção de espetáculo de celebração da própria arquitetura, da natureza e da obra de arte por isso caracterizo essa arquitetura como múltipla por abrigar diversas funções.
       Através dos detalhes como, pilares simultâneos e regulares, dos panos de vidros, das muitas vistas que a arquitetura nós proporciona e de algumas opções de estrutura em um só edifício isso tudo e multiplicidade são varias funções em uma arquitetura. Como Calvino disse: Cada objeto é visto como o centro de uma rede de relações de que o escritor não consegue se esquivar, multiplicando os detalhes a ponto de suas descrições e divagações se tornarem infinitas. 

        
Fonte: Livros Quando o Brasil era Moderno
                       Arquitetura Contemporânea no Brasil 

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