sábado, 6 de novembro de 2010

VISIBILIDADE



INFORMAÇÕES TÉCNICAS

O AUTOR:

Joan Miró foi um pintor e escultor surrealista nascido em 1893 em Barcelona, Espanha e falecido em 1983. Estudou na Escola de Belas Artes também em Barcelona. Foi considerado um artista muito criativo e sofreu influencias de todas as correntes de arte com que teve contato, como por exemplo Cubismo, Surrealismo, Dadaísmo e Abstracionismo que são facilmente percebidas em suas obras. Durante seus estudos era orientado pelos professores a pintar objetos que conhecia apenas pelo tato com intuito de libertar-se da aparência real das coisas. Também treinava pintando paisagens gravadas na mente. Para compreender Miró é necessário imaginação e criatividade.

“O surrealismo liberava o inconsciente, exaltava o desejo, concedia mais poderes à arte. As alucinações substituíram o modelo exterior. Eu pintava como em um sonho, com absoluta liberdade.”
                                                                                                     Joan Miró



AS OBRAS:

                                                             O Carnaval de Arlequim. 1924-1925

Esta tela encerra a fase das obras dominadas pela imaginação, série que Miró havia iniciado no verão de 1923. Esta pintura é meticulosa e forma um conjunto frenético e colorido de figuras fantásticas que exige observação minuciosa. É composta de um robô que toca viola, um Arlequim com grandes bigodes que tem seu corpo em forma de viola, ao redor uma variedade de animais e objetos excêntricos e pela janela vemos a torre Eiffel e o sol. Esta obra foi inspirada nas alucinações da fome, o autor Joan Miró chegava em casa a noite e sem jantar se deitava anotando os delírios e visões que tinha, era seu mundo interior.



                                                                        O Jardim- 1977

Na mesma linha de imagens criativas que necessitam da imaginação para a apreciação temos outro quadro de Miró, O Jardim – 1977.
 Nesta tela o autor apresenta um cenário cheio de imagens e de vida, o qual só será desvendado pela a criatividade e invencionice daquele que o contempla..



A OBRA & CALVINO | VISIBILIDADE

O autor Joan Miró e sua obra O Carnaval de Arlequim se relacionam com o capítulo Visibilidade do texto de Calvino por necessitarem de grande capacidade imaginativa para sua apreciação. Esta tela representa as alucinações, o mundo interior do autor que não são imagens já montadas. No seu texto Calvino cita bastante os sonhos, a imaginação e a fantasia. Na execução desta obra, Miró faz grande uso de simbolismos, que exigem a exploração da observação e criatividade para o entendimento. O Carnaval de Arlequim é “o tipo de processo imaginativo que parte da imagem visiva para chegar à expressão verbal, é uma imagem carregada de significado, mesmo que não saibamos formular em termos discursivos ou conceituais, em torno de cada imagem escondem-se outras, forma-se um campo de analogias,simetrias e contraposições.”



BIBLIOGRAFIA:

CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo Milênio: Lições americanas. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, c1994.

Joan Miró: Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura.

www.pintoresfamosos.com.br          






Um comentário: