domingo, 7 de novembro de 2010

TORRE AGBAR- 2000 - Jean Nouvel

            A partir da proposta de visibilidade do autor Italo Calvino, no qual ele define esta como um modo do ser humano entender e caracterizar uma obra,historia ou situação à partir da opinião formada e até de situações vividas,no qual cada um pode ter um ponto de vista diferente.Ele diz também que o homem o homem é capaz de criar imagens e de uma certa forma 'as vezes sua imaginação por ter uma informação acaba distorcendo a imagem criada 'a partir daquilo que foi lido e que podemos mudar as nossas imagens e retratos a cada vez que lemos algo.Isso acontece porque podemos ter várias experiências ao longo da vida.


           Diante da leitura do texto a obra escolhida para se relacionar ao conceito de visibilidade foi a Torre Agbar, construída em 2000,na cidade de barcelona.espanha.Projetada pelo Arquiteto Jean Nouvel,que pertence a Companhia das Aguas de Barcelona.
           A Torre tem cerca de cento e quarenta e dois metros de altura.Foram utilizados vários materiais como o concreto e o vidro(do 1° ao 26°andar) e aço e vidro(27° até a cúpula).Constitui-se de placas de alumínio colorido ,tendo o formato de um cilindro.



             Ao primeiro olhar do edifício o que chama atenção é o jogo de luz no qual se remete a um espetaculo de cores e mostra um alto padrão de tecnologia.
             É algo que nos mostra sensações inexplicáveis,mexe no nosso interior.Nos mostra a sensação do deslumbramento, do original.e do belo,assim comunicando com a cidade de uma forma não esperada.
             O homem que está de frente a obra não tem palavras para explicar o que sente e de certa forma evita falar,pois aquilo confunde as suas sensações e sentimentos,assim trazendo algo novo e uma nova experiência, aprendendo a olhar o mundo de uma outra forma e provando para si que é capaz e tem o direito de conviver com o edifico ao seu meio.
               Algo novo jamais visto é capaz de buscar sentimentos e ações a muito tempo não sentidos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário