domingo, 7 de novembro de 2010

Centro Municipal de Educação Adamastor - Multiplicidade

Vista externa do Centro Municipal de Educação Adamastor


         O Centro Municipal de Educação Adamastor, localizado em Guarulhos – SP, foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake e inaugurado em 2003. 
         O centro voltado para a educação e cultura tem quase 8 mil metros quadrados, é composto por um edifício contemporâneo, situado no sentido perpendicular e um antigo paralelo a rua. O edifício contemporâneo possui planta elíptica e as fachadas envidraçadas que se unem nas extremidades. Contém três pavimentos, com o térreo em pilotis. Nele estão instalados gabinetes das secretarias municipais da Cultura e da Educação e setores administrativos do centro.
Edifício Contemporâneo
O edifício antigo, no qual funcionava uma fábrica têxtil até a década de 1980, o arquiteto Ruy Ohtake fez algumas intervenções, apesar da fachada e da chaminé serem tombadas pelo município. No seu interior criou três auditórios numa das laterais e quatro salas menores, na outra a biblioteca. Entre as duas alas fez um pátio de convivência para interligar todo o conjunto. Foi feita uma ampliação em uma das cabeceiras, onde foi implantado o teatro, ela descaracteriza a edificação original, principalmente por sua pintura preta. Neste antigo edifício estão instaladas: salas de aulas reuniões, teatro, auditório para curso e treinamentos, biblioteca, pátio de eventos, exposições e oficinas de arte, com capacidade para 700 pessoas. Atraindo assim, um público diversificado.

Intervenções externas do antigo edifício













Intervenções internas do antigo edifício

  

                                        






Intervenções internas do antigo edifício




Intervenções internas do antigo edifício

Em “Seis Propostas para o Próximo Milênio”, Italo Calvino nos deixa esclarecido a presença da convergência na multiplicidade, quando cita: “relações infinitas, passadas e futuras, reais ou possíveis, que para elas convergem”, o que pode ser facilmente percebido na obra de Ohtake.
O Centro Municipal de Educação Adamastor caracteriza-se como múltiplo por abrigar diversas funções nos edifícios e por relacionar o passado com o futuro, a chaminé e a fachada tombadas e o edifício contemporâneo, preserva a figura histórica e afetiva da cidade e ao mesmo tempo, abrindo portas para o novo. O próprio Ohtake faz uma análise muito semelhante à de Calvino: “Procurei fazer com que a curva do vidro estabelecesse um contraponto às três águas do telhado da fábrica, num diálogo que chamo de convergência entre o antigo e o contemporâneo”, analisa Ohtake. O novo edifício juntamente com o outro ao qual foram feitas algumas intervenções fazem parte de um todo de uma forma heterogênea.

BIBLIOGRAFIA:
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o novo milênio: lições americanas. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. 141p.

Arco Web - Disponível em:
Revista de Guarulhos – Disponível em:
Sky Scraper City – Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário