domingo, 7 de novembro de 2010

Subtração do peso


Duas mentes a mais de 15 anos se uniram para colaborar com importantes obras arquitetônicas pelo mundo, os arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, em parceria com a SANAA(Sejima and Nishizawa and Associates), promovem um trabalho onde o preciso, o forte, o sinuoso e delicado, engenhosamente se misturam. Ganhadores do premio Pritzker de 2010, com vários projetos realizados, exploram de forma sutil e inteligente o espaço. 

Ítalo Calvino em uma das propostas para a melhoria dos próximos mil anos, sugeriu a Leveza como um dos mais importantes dos seus conceitos e através da analise de alguns trabalhos de Kazuyo e Ryue relacionarei ao tema, exemplificando a visão de Calvino.



Localizado em Manhattan, Nova York o Museu de Arte Contemporânea foi projetado em 2003 e inaugurado em 01 de dezembro de 2007. O novo prédio tem 58.700 m² e foi acomodado em um terreno de 22m de frente por 34m de profundidade, devido à limitação do terreno os arquitetos dispõem de forma irregular seis caixas empilhadas cada uma com uso especifico, dando ênfase ao volume, permitindo movimento e o uso da luz natural em quase toda edificação, paredes de vidro e gradeados metálicos também são recursos para melhor aproveitamento da luz, influência da escola modernista brasileira, Oscar Niemayer e outros nomes como Paulo Mendes da Rocha. Os espaços de dentro e de fora se fundem integrando o edifício ao entorno, uma prioridade em todas as suas obras.


                                
Outra grande obra é Loja de Christian Dior, em que o projeto é iniciado em 2001 e findado em 2003 na cidade de Tóquio. A obra parece flutuar, com caratér celeste e elevado, tela translucida disposta por bigorna de aço, pequena e sem haste, formando uma pele de vidro, em meio a aglomerados de construções de médio porte com quatro ou cinco andares. 




E não podendo deixar de citar o Rolex Learning Centre -  Escola Federal de  Lausane na Suíça, mais um projeto do escritório SANAA, também elaborado pela dupla de arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa.

Num único volume, o edifício tem 20 mil m2 de área construída, com fim de sua construção em 2010. Além da biblioteca, possui centro de convivência, restaurantes, salas de estudo, e cafés.  O uso não está restrito só aos estudantes, mas a toda a comunidade. Um edifício inovador com declives suaves e terraços ondulados em torno de uma série de pátios internos, essas ondulações são usadas no lugar de escadas e rampas para chegar a pavimentos mais altos, apoios quase invisíveis para suportar seu telhado curvo, suas vedações são feitas por panos de vidro e as divisões do espaço são dinâmicas, onde termina uma, começa outra. As áreas com necessidades acústicas são separadas através da mudança na altura.

O júri do premio Pritzker dizem que esses dois arquitetos “exploram como poucos as propriedades fenomenais de espaço contínuo, leveza, transparência e materialidade para criar uma síntese sutil...” e Ítalo Calvino em um trecho do livro seis propostas para o próximo milênio diz, “cada vez que o reino humano me parece condenado ao peso, digo para mim mesmo que à maneira de Perseu eu devia voar para outro espaço. Não se trata absolutamente de fuga para o sonho irracional. Quero dizer que preciso mudar de ponto de observação, que preciso considerar o mundo sob outra ótica, outra lógica, outros meios do conhecimento e controle...”.

Vejo em cada obra dos arquitetos da SANAA esse outro olhar, onde a leveza é como o pássaro e não como a pluma, tendo uma direção e o peso das antigas construções se tornam leves dialogando com essa arquitetura de paredes de vidros, que por mais simples que possam parecer, são muito bem criativas, tornando obras de culto em pouco tempo. Parecem lutar contra a gravidade, que tudo quer por pra baixo.

A Medusa é morta com sutileza e poesia, no uso de um simples ato e tudo parece “despetrificar”,  não é preciso demolir nada do que já existi no espaço, para colocar uma obra totalmente adversa é necessário apenas promover a interligação através de materiais, suas edificações libertam os olhares. 


Fontes e referêcias:

CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo Milênio: Lições americanas. 3. ed.  São Paulo: Companhia das Letras, c1994.
http://www.pritzkerprize.com

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