domingo, 7 de novembro de 2010

Camila S. R. Chaves - Exatidão

Ponte Octávio Frias de Oliveira

A Ponte Octávio Frias de Oliveira é uma ponte estaiada* localizada na capital do Estado de São Paulo. A ponte, que faz parte do Complexo Viário Real Parque, é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60° que cruzam o rio Pinheiros, no bairro do Brooklin, sendo a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curvas conectadas a um mesmo mastro. Foi inaugurada em 10 de maio de 2008, após três anos de construção, e hoje é um dos mais famosos cartões postais da cidade.
* Estais são elementos estruturais flexíveis, formados por feixes de cabos de aço. O termo ponte estaiada se refere ao tipo de estrutura, que utiliza estais diretamente conectados a um mastro para sustentar as pistas. Neste caso, 144 estais mantêm suspensos dois trechos de 900 metros de comprimento. Há entre doze e 25 cabos de aço em cada estai. Juntos, os estais pesam em torno de 462 mil kg. Eles são encapados por um tubo amarelo de polietileno de elevada

Imagem aérea da Ponte Octávio Frias de Oliveira

Desfile de carros antigos realizado na inauguração da ponte

A obra ficou a cargo da empresa Construtora OAS, envolvendo 420 funcionários, trabalhando em dois turnos. O projeto é de autoria de Catão Francisco Ribeiro, tendo como arquiteto João Valente. Edward Zeppo Boretto é o engenheiro responsável e Norberto Duran, o gerente de obras, ambos pertencentes aos quadros da Empresa Municipal de Urbanismo (EMURB).
Erguidas em concreto armado protendido, as alças foram moldadas por meio de formas deslizantes. A obra consumiu aproximadamente 58.700 metros cúbicos de concreto, o equivalente à carga de 7.340 caminhões betoneiras.
Ponte Octávio Frias de Oliveira em fase de obras

Modelo tridimensional


Entre os desafios técnicos encontrados no projeto, há a complexidade da distribuição de cargas entre os muitos estais e as seções das pistas de geometria curva. Nos elementos de fixação de cada um dos estais foram instaladas células de carga, capazes de monitorar as forças aplicadas aos mesmos, permitindo ajustar as tensões mecânicas de montagem, equilibrando a ponte adequadamente e não sobrecarregando os cabos durante a construção. As pontes foram projetadas para suportar ventos de até 250 quilômetros por hora.
A ponte é iluminada por holofotes nas cores vermelho, azul e verde, que têm condição de projetar na estrutura variadas combinações cromáticas. A empresa holandesa Philips assina o sistema de iluminação da ponte.
Ponte iluminada durante a noite

Ítalo Calvino em “Seis propostas para o próximo milênio” relaciona fortemente a literatura ao cotidiano do homem. Da literatura pode-se extrair não apenas a interpretação e análise arquitetônica e espacial mas também, e fundamentalmente, aprender com sua estrutura, função e linguagem. Sengundo Calvino, a cidade é um organismo vivo, onde a vida urbana acontece por isso, ao habitar, passear ou percorrer a cidade ela também nos habita, passeia e percorre.
A partir de um breve entendimento da cidade, aos olhos do autor, o conceito de “exatidão” vem ser expresso na Ponte Octávio Frias de Oliveira, através de dois símbolos contraditórios que acompanham o pensamento do homem: a chama e o cristal.
A dinâmica e o movimento da chama, são expressos pela agitação da cidade, pelo movimento de veículos todos os dias ao longo da ponte. Além disso, interliga ruas e forma caminhos, da mesma forma como Calvino interliga os conceitos de literatura e ciência, cujos caminhos percorridos para chegar até eles podem transformar-se em aprendizado e entendimento da cidade.
Ao mesmo tempo, a estabilidade do cristal é claramente exposta na estrutura de equilíbrio que ponte deve ter, mantendo a segurança para quem passa por ela e a durabilidade de um símbolo arquitetônico. A beleza do cristal também pode ser observada, na monumentalidade da construção, em sua marcante estrutura que por ser iluminada de diversas cores durante a noite, remete ao público à algo exato, porém indefinito, trazendo diferentes sensações a quem a observa.
Portanto, a Ponte Octávio Frias de Oliveira é uma obra bem definida e calculada, evoca imagens visuais nítidas e principalmente memoráveis e traduz as nuanças do pensamento e imaginação, configurando assim um elemento exato.


Bibliografia
CALVINO, Ítalo. Seis Propostas Para o Próximo Milênio: Lições Americanas. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, c1994.




Nenhum comentário:

Postar um comentário