domingo, 7 de novembro de 2010

André Alkmim Radicchi

Casa em Pinheiros







Informações técnica:



           A casa em pinheiros esta Situada em uma colina da zona oeste da capital paulista próximo ao rio pinheiros. Foi e projetada pelo escritório UMA arquitetos e construída pela DP Unique de 2007 a 2009. a verticalidade da residência garante vista privilegiada para a cidade e une quatro caixas fechadas com acabamentos diferentes como madeira, vidro e concreto. a área do terreno é de 515,00m ² e a área construída é de 520,00m ². 




Analise critica com base nos conceitos de Calvino (rapidez):



            Ítalo Calvino no ensaio sobre a rapidez cita o relato de uma antiga lenda do imperador Carlos magno. Apresenta varias versões desta e finaliza ao afirma sua preferência pela versão referida por Berbey de Aurevilly “... nas versões recolhidas por Gastón paris falta a sucessão encadeada dos acontecimentos, e nas versões literárias de Petrarca e dos escritores do renascimento falta a rapidez. Por isso continuo a preferir a versão referida por Barbey d Aurevilly...”(pag. 48). O motivo de sua preferência resumi  a idéia apontada neste ensaio. E continua com a explicação de sua preferência “o segredo esta na economia da narrativa em que os acontecimentos, independentes de sua duração, se tornam puntiformes, interligados por segmentos retilíneos, num desenho em ziguezagues que corresponde a um movimento ininterrupto.” (pag. 48).
           
            É nessa preferência por uma linguagem veloz que transmita o essencial que me baseei para escolher a Casa em Pinheiros. Esse edifício de forma simples é constituído basicamente da sobreposição de quatro blocos retangulares horizontalizados e de tamanhos diferentes, que ao se e unirem e dão a forma verticalizada do edifício. Os blocos se diferenciam pela materialidade, hora vidro, madeira ou concreto, isso é visível nos revestimentos externos que são materialmente homogêneos e onde a economia de detalhes enfatiza a forma essencial do edifício, os blocos.

            Acredito que a Casa de Pinheiros esteja enquadrada no caminho em que ítalo Calvino aponta no seu ensaio sobre a rapidez. Esse edifício com sua forma simples de caixas sobrepostas e sua economia nos detalhes exteriores nos possibilita uma leitura rápida e fácil de sua verdadeira essência nos poupando tempo. É como em um conto popular. Diz Calvino “a principal característica do conto popular é a economia de expressão: as peripécias mais extraordinárias são relatadas levando em conta apenas o essencial...” (pag. 50). 






Referencias bibliográficas:

CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo Milênio: Lições americanas. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, c1994.

http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/197/caixas-sobrepostas-181277-1.asp



Nenhum comentário:

Postar um comentário