domingo, 7 de novembro de 2010

Ludmila Ferreira

CASA BOX













Corte



Planta Baixa (pavimento superior)


Planta Baixa (pavimento térreo)

















Localização: Ilha Bela - SP
Arquitetos: Alan Chu e Cristiano Kato
Projeto: 2008
Construção: 2008
Prêmios: AR Awards - londres 2009, 8 Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo 2009


Antiga construção



História: Uma casa de caseiro de uma propriedade em uma ilha no litoral norte de São Paulo, Brasil. O local, a 100 metros de altitude, ao lado de duas enormes rochas à Mata Atlântica, abrigava a antiga morada do caseiro, uma casa térrea com paredes de pedra e telhas de barro.
A nova construção
Pequena com um programa igualmente simples.
- Dois pavimentos, uma caixa branca suspensa , que abriga o dormitório, de onde e possível avistar o continente e o canal de São Sebastião. Embaixo dela, no nível da rua ficam a sala, a cozinha e o banheiro.
- A caixa branca de 3,00m x 5,00m se apóia de um lado sobre um arrimo existente e de outro sobre um muro construído com pedras características das construções locais, onde predominam construções erguidas sobre rochas naturais.
- Estrutura de concreto armado e alvenaria. Como a área é de clima tropical úmido foram utilizados para garantir conforto térmico, portas-brise e cobertura de concreto com argila expandida.
- A madeira utilizada em algumas portas e janelas, na escada, em estantes e no mobiliário é resto de material utilizado na confecção de andaimes e formas para a estrutura de concreto armado da caixa branca.


Análise crítica com base nos conceitos de Calvino - Exatidão:

Com seu cubo branco a Casa Box se mostra definida, calculada, passando uma imagem nítida, incisa e memorável a partir do momento que se destaca por seu volume branco conciso em contraposição a exuberante rusticidade das rochas que o sustenta e que estão em seu entorno.
Então, entra assim na definição de exatidão por Calvino.
A arquitetura trata também de um bom aproveitamento do desnível do terreno tirando partido de grandes vãos e de ventilação cruzada, dando um movimento a casa, configurando na construção 3 espaços: o pátio de acesso, entre a caixa e o muro de arrimo que faz a curva acompanhando o piso da rampa de estacionamento, o pátio de serviço entre a caixa e a rocha e o vazio formado sob a caixa, que é ocupado pela sala. Tal movimento torna possíveis idéias vastas, imaginação e mutabilidade. Fazendo do exato e precis, o incerto, indefinido e indeterminado. Termos muito utilizados por Calvino em seu texto para figurar tais características em um só objeto exato.
Sendo variada e diferenciada na forma e nos materiais que a compõe a Casa Box torna-se "semelhante a nós, mais íntima, mais ligada a nossas coisas etc" como escreveu Calvino. Torna-se ligada a nossa experiência de vida, a partir do estranhamento, da imaginação, do impacto causado.
Numa das citações do Calvino conta o sentimento da exatidão "deliberado, incorruptível" que invoca a idéia da geometria, do cubo "afora tal qualidade, todo o resto será indeterminado" pela imaginação dada a partir de detalhes e estratégias da construção. Calvino se mostra a favor das "combinações de lógica com a imaginação, do misticismo com o cálculo" e uma predileção pelas formas geométricas.
A Casa Box ainda possibilita a bifurcação da qual Calvino diz que sua busca da exatidão provoca. As duas direções: a de esquemas abstratos que permitem o cálculo como a sobreposição do concreto na pedra e o movimento provocado e a demonstração com a maior precisão possível do aspecto sensível das coisas expostos na simplicidade e harmonia da construção.

Fontes:
CALVINO, Ítalo. Seis Propostas Para o Próximo Milênio: Lições Americanas. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, c1994.













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