sábado, 6 de novembro de 2010

Jéssica Coelho Lacerda

Residencial da Onda Vejle, Dinamarca 


Edifício é coberto com porcelanato branco, material que permite a retenção de calor.





INFORMAÇÕES TÉCNICAS


Vejle, na Dinamarca, em 2006 iniciou-se um projeto The Wave com o escritório de arquitetura HENNING LARSEN ARCHITECTS. Ele tem 140 apartamentos residenciais à maioria são Duplex, Nove andares e ocupa 14 mil quadrados de território. Apresenta Cinco colunas em forma de Ondas, e pelo seu formato é considerado um Prédio Organicista. Foi parcialmente concluído em  2009 em SKYTTEHUSBUGTEN.
Observa-se no entorno da construção um mar e que há uma grande área verde que prevalece na região, com a varias residências ao redor.
Foi escolhida no projeto as vistas Frontal e Posterior para coloca-lás espelhadas, pela qualidade da luz natural;
O exterior é revestido por porcelanato resistente. Esse material faz com que, durante o dia as ondas brancas sejam refletidas pela água do mar e durante a noite o ambiente fique com a paisagem iluminada com luzes coloridas para mostrar as belezas da noite.
Este projeto está nomeado o melhor edifício de 2010. "É fantástico que um projeto como esse consiga um reconhecimento internacional desse calibre, acredita Ollgaard."






               O vidro das fachadas permite a entrada de luz nos principais ambientes do apartamento.                                                                                                                                                                                                   



À noite, seu perfil distingue-se na paisagem e no mar por conta da iluminação do entorno.




Na Fachada, predominam grandes os panos de vidro transparente, que protegem a estrutura metálica.


    ANÁLISE CRITICA COM BASE NOS CONCEITOS CALVINO - RAPIDEZ

Esta Obra foi selecionada pela sua incrível forma expressiva e movimentos, por seu formato de atrair olhares de observadores e por ser um projeto moderno, diferencial na região. Ele  tem a função de englobar todos os aspectos da região inclusive as vegetações, montanhas, fazendo com que esse projeto se torne inovador em seu espaço.
A obra escolhida esta relacionada com a segunda proposta de Calvino, a rapidez. Seu projeto é organicista e sua forma se compõe em vários movimentos. A Rapidez dita por Calvino não é o rápido de ser ágil, veloz e sim por ele ser lento, calmo, como a onda, quando sobe e desce da um imprenssão do oposto de retardatário. 
Em seu texto, Calvino diz a seguinte frase "... se tornam punctiformes, interligados por segmentos retilíneos, num desenho em ziguezagues que corresponde a um movimento ininterrupto", quando olhamos o traçado do perfil Vejle é praticamente a focalização da frase de Calvino sobre o ritmo e a rapidez.



Referências e Fontes:
-CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário