terça-feira, 9 de novembro de 2010

VISIBILIDADE - ANA CLAUDIA DOS SANTOS

Para Ítalo Calvino existe dois tipos de processos iamginários: o que parte da palavra para chegar à imagem e o que parte da imagem para chegar à palavra .
A visibilidade de acordo com Calvino se refere é mais a capacidade de fazer ver com a mente , imaginar,do que a de fazer ver com os olhos é já criar uma imagem formada. Calvino descreve a gênese de muitas de suas obras como uma imagem visual que brota sem explicação: a fantasia, o sonho, a imaginação.
É olhar com os olhos e deixar a imaginação fluir.

-Análise da obra.
 A casa de Vidro de Lina Bo Bardi.
Achillina Bo nasce em Roma a 5 de dezembro de 1914. Forma-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma . Em 1946, Lina casa-se com Pietro Maria Bardi, cujo sobrenome adota. Em seguida, o casal viaja para o Brasil.
A arquiteta naturaliza-se brasileira em 1951, oficializando a paixão pelo país que a acolhera anos antes.
Lina morre na Casa de Vidro em dia 20 de março de 1992.
A casa de Lina Bo Bardi ficou conhecida como “Casa de Vidro”, apelido dado  pelos vizinhos nos tempos de sua construção, quando o terreno era uma reserva de Mata Brasileira . A casa foi implantada na parte mais alta do terreno de 9 mil m² com um acentuado declive . Dois corpos distintos a definem: a caixa de vidro que se projeta no espaço a partir de um murro de arrimo e se apóia em pilares metálicos e um segundo corpo assentado diretamente no solo.
A caixa de vidro por sua vez deve ser entendida por dois princípios estruturais: uma parede longitudinal que a atravessa, divide claramente o setor social do íntimo, sinalizando os dois momentos. No setor social os espaços do estar, jantar e biblioteca estão dispostos em um espaço contínuo demarcado pelos pilares soltos e por outras peças como o volume da caixa de escada, a lareira, além do vazio do jardim interno: que ainda tem a função de interligar este piso aos pilotis. No setor íntimo a divisão espacial se faz mais presente, indicando outra solução estrutural, com apoios embutidos em paredes e no arrimo. Embora as soluções para os apoios sejam distintas as demais soluções construtivas para o piso e a cobertura são as mesmas: caixão-perdido de concreto no piso e telha de fibrocimento sobre laje na cobertura.
                                           FONTE: http://leilaescobar.wordpress.com/ 
 
                                            FONTE: http://arquiteturaeafins.blogspot.com/2008/07/casa-de-vidro.html

Como para Calvino a visibilidade vem da imaginação a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi nos passa essa impressão quando percebemos uma grande caixa brilhante flutuante pousado em uma colina. Finíssimas pernas dão equilibrio a grande caixa de vidro.
Uma escada aparentemente frágil de ferro é deixada como uma descida do cubo para a terra.
O grande pano de vidro mostra o interior da casa para o mundo.

FONTE: http://arquiteturaeafins.blogspot.com/2008/07/casa-de-vidro.html

Na grande caixa de vidro se tem a impressão que tem a visão do mundo inteiro. Cidade e natureza juntos. A mata chegou à frente da casa. A natureza é tomada como elemento da arquitetura que não se restringe ao espaço construído, mas se estende muito além dos limites da casa.



FONTE: http://arquiteturaeafins.blogspot.com/2008/07/casa-de-vidro.html    




Referências Bibliográficas:

- CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo Milênio: Lições americanas. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, c1994.

- BUORO,Anamelia Bueno. Olhos que pintam; a leitura da imagem e o ensino da arte. ed. Cortez. 1999.

  http://www.algosobre.com.br/biografias/lina-bo-bardi.html .  Acesso em 05 de novembro de 2010 ás 19:20.

http://www.lmc.ep.usp.br/disciplinas/pef2401/2007/Trabalhos/T1/Apresenta%C3%A
    7%C3%A3o.pdf.    Acesso em 05 de novembro de 2010 ás 20:00.


http://rabsblog.blogspot.com/2008/08/engenheirices-ii-o-masp-e-pilha-de.html . Acesso em 06 de novembro de 2010 ás 20:30.
 
-Instituto Pietro Maria Bardi, São Paulo, 1951 - originalmente a residência do casal, o edifício é conhecido como a Casa de Vidro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário