sábado, 6 de novembro de 2010

GUGGENHEIM BILBAO




Informações Técnicas:

Localizado no centro de Bilbao, na Espanha, o "Museo Guggenheim Bilbao" foi projetado pelo arquiteto Frank O. Gehry. O projeto para fazer a istituição cultural veio por convite do governo basco juntamente com a Solomon R. Guggenheim Foudation, no ano de 1991.
Projetado nos anos de 1992-93, teve pedra fundamental lançada em 23/10/1993 e foi inaugurado em outubro de 1997, com exposição de coleções de arte moderna e contemporânea mais importantes do mundo. A edificação em pedra caliza, titânio e cristal está implantada em terreno de 32.500m² às margens do rio Névier. São 24.000m² de área construida com 9.066m² de áreas expositivas, formando a arquitetura mais vanguardista do século XX.

Análise crítica com base no conceito de multiplicidade, de Ítalo Calvino:

Ítalo Calvino cita em sua obra "Seis propostas para o próximo milênio", em relação ao conceito de multiplicidade, a presença simultânea de elementos heterogêneos para a determinação de cada evento, e julga que "hoje em dia que não é mais pensável uma totalidade que não seja múltiplice". Segundo ele, o sistema unitário é formado pelos diferentes métodos interpretativos e maneiras de pensar que configuram-se numa figura harmoniosa. A unidade desenvolve-se como discurso de uma única voz, mas que se revela interpretável a vários níveis, ou seja, uma obra unitária no novo milênio seria aquela que formada de várias partes heterogêneas simultâneas se relacionando harmonicamente, oferece ao espectador possibilidades de leituras tantas quantas forem suas interpretações e apropriações, não deixando de formar uma única voz.



Assim surge, como exemplo desse conceito de Calvino, o "Museo Guggenheim Bilbao". O museu de arte contamporânea é formado por vários volumes diferentes e em materiais diferentes, o que lhe confere uma forma inusitada, evidenciando-se a idéia de várias partes formando um todo, e oferencendo ao seu visitante as mais variadas possibilidades de interpretação de sua forma (um peixe? um navio encalhado?) bem como várias formas de apropriação de seu espaço.


Uma obra vanguardista que inaugura o segundo milênio e caracteriza-se pela falta de hierarquia, abstração formal, carater anti-referencial, reação contra a tradição, busca de formas dinâmicas e transparentes, e inspiração no futuro e no universo da máquina.





 Referências:


Nome: Hebert Gerson Soares Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário