sábado, 6 de novembro de 2010

Nathália Grigório Magalhães

Museu de Arte de Milkwaukee





Dados técnicos:

Quadracci Pavilion do Museu de Arte de Milkwaukee situado na cidade de Milkwaukee nos Estados Unidos as margens do lago Michigan, projeto do arquiteto-engenheiro e escultor Santiago Calatrava (1951) natural de Valência, Espanha. Projeto iniciado em 1994 e concluído em 2001, inspirado na natureza mistura formas orgânicas e tecnologia de ponta. Trabalho feito em aço e vidro seus principais materiais.

Análise crítica do Quadracci Pavilion do Museu de Arte de Milkwaukee:

Em 1994 o Museu de Arte de Milkwaukee solicitou a Santiago Calatrava que apresentasse um projeto para expansão do museu, que impressionou devido a seu design criativo.                                                                                                                           Calatrava queria um projeto inspirado na natureza, e que se integrasse ao lago Michigan para que não fosse apenas uma arquitetura a beira de um lago, mas que se comunicasse com a natureza ali presente.
"Ao invés de apenas adicionar algo para os edifícios existentes, eu também queria acrescentar algo à beira do lago. - Eu tenho trabalhado, portanto, para infundir o edifício com uma certa sensibilidade para a cultura do lago, os barcos, as velas e as mudanças da paisagem sempre ." Santiago Calatrava
Em seu projeto Calatrava usou formas de barcos, por exemplo, seu salão em forma de proa, a ponte Calatrava Reiman que liga a cidade ao museu que possui um mastro remetendo a um veleiro, mas seu marco principal é o Brise Soleil situado sobre o salão que lembra um pássaro, sendo suas asas estruturas móveis que além da função estética é também funcional sendo utilizado para controle da incidência de luz e calor sobre o hall de entrada.

 


De acordo com Santiago Calatrava, "no elemento de coroamento do brise-soleil, a forma do edifício é ao mesmo tempo formal (completar a composição), funcional (que controla o nível de luz), simbólico (abertura para acolher os visitantes) e icônica (criando uma imagem memorável do museu e da cidade)."
Escolhi essa obra devido ao contraste de peso e leveza que eu percebo na mesma, segundo Calvino a leveza é um modo de ver o mundo, para se perceber a leveza é antes necessário que se conheça o peso e que o subtraia para então se conhecer a leveza. Este projeto de Calatrava faz esse contraste com todo seu peso físico da estrutura de aço que se torna ínfimo pela sutiliza de sua forma, a sua ligação com a natureza que torna a arquitetura uma extensão da paisagem e o toque final o brise em forma de pássaro, um pássaro pronto para voar na brisa, revelando toda a leveza deste ser, porém impondo sua determinação. (“O pássaro embora leve e ágil para flutuar no espaço cumpre o trajeto pretendido, ao contrário de pluma que vaga aleatoriamente” Paul Valéry)
 Nesta obra o pássaro dá um toque de leveza não deixando de cumprir seu “trajeto” melhor dizendo sua função nesta, de brise soleil, reafirmando Calvino em “A leveza para mim está associada à precisão e a determinação nunca ao que é vago ou aleatório”.

“Tenha a leveza dos pássaros...
Colocando em sua alma, a beleza, a pureza e a liberdade S.Bernardelli

Resumindo minha escolha esta obra é bela, ressalta a liberdade presente no ar, no vôo de um pássaro, tem a pureza da natureza e a leveza dos pássaros, literalmente.




Referências:


CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo Milênio: Lições americanas. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, c1994.

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