domingo, 7 de novembro de 2010

Jorge Alberto Gavião Braga


Projetado pelo grupo holandês MVRDV em parceria com outros arquitetos o Conjunto Habitacional Mirador está localizado no bairro residencial de Sanchinarro na região nordeste de Madrid.
Foi construído no período de 2001-2005 e possui uma área de 18.300 m² que compreende 165 apartamentos e uma praça.
O edifício foi concebido como um ponto de referência para a extensão da cidade e região em geral, sendo um contraponto à uniformidade das construções ao seu redor.







Análise do objeto


... quem somos nós, quem é cada um de nós senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações? Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordenado de todas as maneiras possíveis.”(Calvino,Ítalo).
Esse pensamento poderia ser a diretriz que guiou os arquitetos na concepção do Edifício Mirador. São cento e sessenta e cinco apartamentos com diferentes configurações destinados a pessoas de classes sociais e personalidades diferentes, com diferentes maneiras de pensar, ou seja, a própria pluralidade humana inserida em um ambiente que pode ser caracterizado como um bairro vertical.




As circulações do edifício são como pequenas ruas verticais. Suas transformações, ao longo de cada percurso, aglutinam tipologias estruturadas em pequenos bairros.



O exterior de cada um dos “blocos” é identificado e diferenciado dos demais, utilizando distintas combinações na modulação e posição dos vazios, assim como materiais, texturas e cores distintas.




















Assim como Calvino descreve a filosofia de Carlo Emilio Gadda, eu também descrevo o edifício Mirador como um “sistema de sistemas”, onde cada sistema particular condiciona os demais e é condicionado por ele.






Referências Bibliográficas:
-CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o Próximo Milênio: Lições Americanas. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, c1994.
-www.mvrdv.nl
- i802.photobucket.com/albums/yy303/blogcitio/A...

Nenhum comentário:

Postar um comentário