segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Torre Agbar - Multiplicidade - Camila Augusto

 TORRE AGBAR

A Torre Agbar se encontra em Barcelona, Espanha e foi construída por Jean Nouvel. O formato da Torre é baseado nas montanhas de Montserrat e no trabalho de Gaudi. 


Agbar significa águas de Barcelona, a torre foi nomeada por causa da companhia Agbar Group, cuja os interesses incluem a empresa de água: Aigües de Barcelona.
A torre abriga a sede desse Grupo de abastecimento de água, o que faz conter no edifício salas de reunião, escritórios, auditórios, restaurante dentre outros.

A torre apresenta varias características da multiplicidade.  Sua construção mostra a primeira, em seu projeto foram usados vários conceitos diferentes da arquitetura, sua estrutura é composta de concreto armado, aço, painéis de alumínio e vidro. Sendo que até ao piso 26, em que o edifício apresenta a forma de cilindro, é essencialmente constituído por concreto e vidro. A partir do vigésimo sexto andar até à cúpula foram utilizados aço e vidro. A superfície do edifício é constituída por placas de alumínio coloridas.


Outra característica em que vemos a multiplicidade, é a sua textura formada por duas estruturas cilíndricas: uma interna, formada por alumínio em tons de terra, azul, verde e cinza e outra externa formada por 59.619 folhas de vidro transparente. As cores diferentes permitem que á cada ângulo a torre tenha uma cor diferente, á noite o edifício muda novamente, 4.500 dispositivos luminosos de LED são responsáveis pela geração de desenhos luminosos na fachada. Além disso, na parte externa, o edifício possui sensores de temperatura que regulam as placas de vidro, fazendo com que se inclinem de modo á reduzir o consumo de energia, sendo assim, dependendo da temperatura, as placas de vidro do edifício tomam diferentes posições modificando também sua aparência.




Mais uma característica de multiplicidade é identificada no espaço interno, as janelas de diferentes cores fazem com que a luz penetre em cada cômodo com uma diferente intensidade, o design de cada ambiente faz com que cada um seja único, mesmo nos espaços destinados ao mesmo uso, como escritórios, o envidraçado, as janelas fixas e basculantes, os carpetes modulares de cores diferentes, o mobiliário, o espaço de armazenamento individual para cada trabalhador e os diferentes tipos de iluminação, fazem com que os escritórios sejam diferentes entre si.













Nenhum comentário:

Postar um comentário