sábado, 6 de novembro de 2010

Museu de Arte Contemporânea - MAC

          
    O MAC está localizado na cidade de Niterói- RJ ,foi projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer e calculado pelo engenheiro Bruno Contarini. O projeto foi concluído em 1991.
    O meseu demorou cinco anos para ser erguido. Sua estrutura nasce do chão através de uma base cilíndrica única de nove metros de diâmetro que sustenta todo o restante da obra. Na sua totalidade são 16 metros de altura divididos em quatro pavimentos, a base cilíndrica é rodeada por um espelho de água que confere leveza à construção.
    A obra apesar de ´´solta no ar ´´ , foi projetada para suportar um peso de 400 kg/m2 e ventos de até 200 km/h. Para sua execução foram necessários 5500 toneladas de material em escavações e consumidos 3200000 m2 de concreto ( quantidade suficiente para levantar um edifício de 10 pavimentos ). 
    A iluminação ambiental é feita por 34 faróis de avião, instalados sob o espelho de água. ´´ A iluminação cria entonação espacial e dá ênfase à leveza da estrutura principal.
    Minha escolha foi baseada na contradição entre o peso e a leveza que o museu apresenta. Assim, apesar dele apresentar um enorme peso físico é leve e delicado como uma flor; é uma obra complexa e ainda assim passa a sensação de estar flutuando em meio ao mar.
    Para Calvino, ´´tudo pode assumir formas novas´´ e ´´ o conhecimento do mundo é a dissolução de sua compacidade´´. Esse trecho pode ser relacionado à obra de Niemeyer pois o Mac apresenta uma forma ousada (abstrata), mesmo diferente das construções da orla, conversa perfeitamente com a paisagem, refletindo o entorno - inclusive o mar - em seus espelhos. Calvino também ressalta : ´´ A leveza para mim está associada à precisão e à determinação, nunca ao que é vago e aleatório.( É preciso ser leve como um pássaro, e não como uma pluma.Paul Valéry ).Considero o Museu leve como uma pássaro, com toda sua estrutura rígida, consegue passar aos visitantes a sensação de leveza e liberdade, como se estes realmente estivessem em uma nave que sobrevoa o mar.

                                                          (Mar refletindo no vidro)




                                                         (Vista de dentro do Museu)



"Às vezes um projeto custa a se definir. Outras , ele surge de repente como se, antes, nele nos tivéssemos detido cuidadosamente. 
E isso se verificou com este projeto. O terreno era estreito, cercado pelo mar, e a solução aconteceu naturalmente, tendo como ponto de partida o apoio central inevitável. Dele, a arquitetura decorreu espontânea como uma flor.
A vista para o mar era belíssima e cabia aproveitá-la. E suspendi o edifício e sob ele o panorama se estendeu mais rico ainda.
Defini então o perfil do museu. Uma linha que nasce e sem interrupção cresce e se desdobra, sensual, até a cobertura.
A forma do prédio, que sempre imaginei circular, se fixou e, no seu interior, me detive apaixonado.
À volta do museu criei uma galeria aberta para o mar, repetindo-a no segundo pavimento, como um mezanino debruçado sobre o grande salão de exposições.
E me preocupei com os interiores, desejoso de que fossem bonitos e variados, convidando os visitantes para conhecê-los melhor.
No terreno, minha idéia foi acentuar a entrada do museu, desenhando a rampa externa. Um passeio ao redor da arquitetura.
E senti que o museu seria bonito, tão diferente dos outros que ricos e pobres teriam prazer em visitá-lo." Oscar Niemeyer
Fontes:

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio.

Aluna : Júlia Borges Pires Ferreira

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