terça-feira, 9 de novembro de 2010

Multiplicidade- Nilton Henrique Neto


Walt Disney Concert Hal
 Aluno: Nilton Henrique Neto




Na obra do Ítalo Calvino podemos perceber que ele tenta fazer um paralelo da literatura com as demais áreas de conhecimento, quando se trata da questão da multiplicidade ele diz o seguinte “ O conhecimento como multiplicidade é um fio que ata as obras maiores , tanto do que vem se chamando de modernismo quanto do que se vem chamando de pós-modernismo, um fio que para além de todos os rótulos , gostaria de ver desenrolando-se ao longo do próximo milênio.”
O objeto arquitetônico que escolhi foi o Walt Disney Concert Hall, que está localizado em Los Angeles nos Estados Unidos, foi  construído entre os anos 1987 e 2003 e é um projeto do arquiteto canadense Frank Gehry que é muito conhecido dentro do movimento desconstrutivista que  é uma linha de produção arquitetônica pós-moderna que começou no fim dos anos 80. Ela é caracterizada pela fragmentação, pelo processo de desenho não linear, por um interesse pela manipulação das idéias da superfície das estruturas ou da aparência, pelas formas não- retilíneas que servem para distorcer e deslocar alguns dos princípios elementares da arquitetura, como a estrutura e o envoltório (paredes, piso, cobertura e aberturas) do edifício. A aparência visual final dos edifícios da escola desconstrutivista caracteriza-se por um caos controlado e por uma estimulante imprevisibilidade .Essa aparência visual que me faz imaginar inúmeros movimentos, pois não se sabe o que realmente aquela obra representa, pois não é convencional não é um edifício geométrico, retangular ou circular onde  o espaço é bem definido. Já o  Walt Disney Concert Hall não se tem noção do que cada superfície que externa possui em seu interior, isso me faz remeter a obra do Calvino quando ele cita o romance ( o amor absoluto) em que você pode interpretar um mesmo texto de três maneiras diferentes.
Quando ele diz do sistema se sistemas em que cada sistema condiciona o outro e é condicionado por ele, também há um relação com o objeto escolhido, pois mesmo sendo tão distinto das demais edificações próximas ele não é um independente, afinal ele se relaciona consigo mesmo e com todo o seu entorno, como vias, passarelas, estacionamentos, comércio e serviço etc.



Referência Biblográfica

Calvino, Ítalo; Seis propostas para o próximo milênios. Companhia das letras, 2003
p 115-139 São Paulo SP


http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_desconstrutivista



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