domingo, 7 de novembro de 2010

Isabela Couy Fonseca

TORRE ALTA VILA


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Obra de Humberto Gontijo, localizado no município de Nova Lima (Minas Gerais), o Alta Vila, com seus 101 metros de altura, é a mais alta torre do Brasil aberta à visitação. Possui uma vista de 360° da região, sendo possível apreciar as paisagens montanhosa e urbana de seu mirante. Com projeto iniciado em 1998 e conclusão da obra em 2005, a torre já é considerada um dos mais importantes cartões postais da Grande Belo Horizonte. Considerando o shopping center e o estacionamento, o conjunto abriga bares, restaurantes, casas noturnas e áreas de entretenimento.

mirante

A torre é constituída de duas partes: corpo e disco. O corpo, em forma de tronco de cone, tem base de 10m de diâmetro, ápice de 6,5m de diâmetro e altura de 73m. Sobre esta estrutura, que abriga unicamente elevadores e escada, situa-se o disco, construído em concreto armado, tendo uma cúpula de aço. Este se assemelha em forma a um disco voador, tem diâmetro de 30,6m e dois andares, funcionando no primeiro um mirante e no segundo um restaurante.

corte

Pilares de concreto aparente servem de sustentação à estrutura, cuja simetria permite a distribuição uniforme das cargas (exceto as de vento, que são aleatórias). Sua dimensão robusta evita um balanço desconfortável da edificação.
Foi construída 432 metros acima do nível do centro de Belo Horizonte, numa região com forte incidência de ventos. Segundo o calculista responsável, Antônio Carlos Rabelo, os parâmetros utilizados para o projeto estrutural consideraram ventos com velocidade de até 190 km/h, assegurando a estabilidade do edifício.
Durante o dia, o revestimento de cinquenta toneladas de aço inoxidável confere à torre um brilho natural que pode ser visto de quase toda cidade. Já à noite, a notoriedade é dada por um sistema de iluminação que é considerado um dos mais modernos do mundo.

iluminação

ANÁLISE CRÍTICA COM BASE NOS CONCEITOS DE CALVINO – EXATIDÃO
Para relacionar o objeto analisado (torre Alta Vila) com a proposta de exatidão de Ítalo Calvino, tenho por referência trechos do livro “Seis propostas para o próximo milênio”.
Para Calvino, exatidão quer dizer principalmente três coisas:
1)      Um projeto de obra bem definido e calculado. Este é o ponto de mais fácil comparação com o objeto selecionado, o qual tem um projeto arquitetônico complexo, tendo sido necessário o desenvolvimento de soluções técnicas e inovadoras com relação a estrutura, balanço, cálculo e viabilidade da construção. A grande altura, sua forma de base estreita em relação ao topo e os fortes ventos da região, entre outros fatores, contribuíram para um maior grau de dificuldade estratégica.
2)      A evocação de imagens visuais nítidas, incisivas, memoráveis. Diferentemente do padrão de edifícios observado na cidade, a torre tem forma marcante e inovadora. Este desenho surpreendente na paisagem faz com que o observador percorra um olhar sobre o edifício de uma maneira diferente.
3)      Uma linguagem que seja mais precisa possível. Este ponto está presente na simetria e regularidade características do objeto.
 Em sua comparação entre cristal e chama, Calvino defende que ambos são formas da beleza perfeita, da qual o olhar não consegue desprender-se. ”O cristal facetado preciso e com capacidade de refratar a luz, é modelo de perfeição”. A torre, assim como o cristal, apresenta invariância e regularidade de suas estruturas específicas. Com sua total simetria e revestimento em aço inoxidável, que reflete luz natural (mais uma vez se assemelhando ao cristal), o objeto encaixa-se perfeitamente nos conceitos descritos. “A chama é imagem da constância de uma forma global exterior, apesar da incessante agitação interna”. Comparo então, a chama com a iluminação noturna no corpo da torre, que consiste em uma forte luz que alterna entre várias cores, deixando-a ainda mais notória e bonita. Sob outro ponto de vista, a chama pode ser interpretada como as luzes da cidade à noite que se pode ver do mirante da torre. Os vários pontinhos brilhantes são como várias pequenas chamas: chamas de luz e chamas de vida.
Ainda falando da cidade, _ “rede dentro da qual se pode traçar múltiplos percursos e extrair conclusões multíplices e ramificadas” _ com a posição privilegiada de observador estando no alto da torre, pode-se analisar a mutabilidade incessante presente. Estes múltiplos percursos são as infinitas ações e movimentos existentes na vida urbana. São milhões de vidas e atitudes que fazem a alma da cidade.

FONTES DE PESQUISA
http://www.altavila.com.br/


CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário