segunda-feira, 8 de novembro de 2010

THE MURDER OF CROWS | 2008 | Cardiff & Miller


 


"La fantasia abandonada de la razon, produce monstruos imposibles: unida con ella, es madre de las artes y rigen de sus marabillas."  Francisco de Goya



Montagem da obra no Inhotim Centro de Arte Contemporânea



Essa grande instalação, "The Murder of Crows", é uma das explorações dos artistas canadenses Janet Cardiff (nascida em 1957) e George Bures Miller (nascido em 1960) na criação de uma escultura sonora e física. Noventa e oito alto-falantes são montados em torno do espaço em cima de cadeiras de madeira.



                                                     "O sono da razão produz mostros" - Goya - 1799



No centro de nossa instalação, há um elemento físico (uma mesa pequena com um alto-falante megafone deitado de lado) do qual ecoam textos inspirados em "O sono da razão produz monstros" (1799), uma das gravuras de Goya. A voz de Janet sai do alto-falante, ocasionalmente, dizendo uma seqüência de sonhos bizarros. Os sons e a música em conjunto funcionam como as corujas e morcegos que envolvem o homem dormindo em gravura de Goya. A personagem narrada por Janet, como no sonhador de Goya, é impotente para escapar de seus sonhos apocalípticos.




O artista George Bures Miller na instalação



Uma das montagens está atualmente presente no Inhotim Centro de Arte Contemporânea, e constitui uma de suas obras fixas, visto que foi especialmente construído um pavilhão de grandes proporções, com materiais precisos para abrigar a obra.



Cinco minutos extraídos do texto:  http://www.youtube.com/watch?v=Xfa2fvWZ6II

Materiais: instalação mista.

Duração: 30 mim.
Dimensão: 30 min.


                                           
A OBRA & CALVINO | VISIBILIDADE

A visibilidade referida por Calvino no capítulo homônimo de seu livro, é muito mais imaginativa e portanto mental, do que física. O autor nos fala sobre o poder e na grande responsabilidade da literatura e do cinema na criação dessas imagens mentais.

Esta instalação nos incita a imaginação, conectando ao ambiente que criarmos, a partir dos sons e dos textos ouvidos. Acho fantástica essa capacidade de imaginarmos formas e estórias fantásticas em nossa mente, e é um exercício que talvez tenha sido reprimido ou abandonado. Os motivos são muitos! Falta de tempo(de dinheiro), de tempo, de tempo.. e como Calvino fala em seu texto, já temos imagens bastante entupidas em nossa mente, pra quê criar mais? São tantas, que acabamos recorendo ao mesmo banco de dados mental quando necessário, Ctrl+C/ Ctrl+V.

Creio que muitas obras de arte são hábeis em sua "função" de recriar o mundo, nos fazendo enxergar com novos olhos as coisas do dia-a-dia, mas em especial, escolhi "The murder of crows" por achar que o conceito de VISIBILIDADE de Calvino se emprega bem, incentivando a livre imaginação.


Fontes:

CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo Milênio: Lições americanas. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CHISTOV-BAKARGIEV, Carolyn. Texto "The murder of crows" publicado no "Thyssen-Bornemisza Art Contemporary: The Collection Book", 2009.

SITE OFICIAL DOS ARTISTAS:  http://www.cardiffmiller.com/  (acessado em 07/11/10)

SITE DO INHOTIM CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA: http://www.inhotim.org.br/arte/obra/view/358  (acessado em 07/11/10)


Nenhum comentário:

Postar um comentário