domingo, 7 de novembro de 2010

Felipe de Barros Vieira

Estádio Governador Magalhães Pinto – “Mineirão”

                                                                Vista Panorâmica
O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é o segundo maior estádio de futebol do Brasil atrás apenas do Maracanã. Foi inaugurado em 5 de setembro de 1965.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

           A construção é constituída por 88 pórticos de concreto armado, dispostos radialmente em torno de uma elipse. O vão livre entre pórticos, mede 7,5 metros (8 metros de eixo a eixo). A estrutura é composta de 28 setores de construção, numeradas, correspondendo o setor número 1 ao trecho em que estão situadas a tribuna de honra e as cabines de rádio e TV. A viga principal da cobertura vence o vão em balanço de 30,5 metros.
                                          Representação
            O novo estádio foi alçado a emblema para a engenharia nacional ao oferecer inúmeros exemplos de evolução na construção civil. A equipe de engenheiros do Mineirão foi ao extremo nos detalhes. Passou o Maracanã por um verdadeiro raio-x, localizando deficiências que não deveriam ser repetidas no campo mineiro. Em 1964, Gil César foi buscar em Tóquio, onde foram erguidas arenas para as Olimpíadas, novidades sobre este tipo de obra. Os profissionais anotaram particularidades e inovações de engenharia. Preocuparam-se até com a qualidade da grama, balisas e outras minúcias.
A grande dúvida que testava engenheiros e operários era quanto à capacidade de se executar uma superestrutura - uma falsa elipse, medindo o eixo maior 275 metros e o menor 217 metros - utilizando equipamento convencional. Para avaliar e suprimir incertezas, foi projetado um mini-Mineirão, chamado de setor experimental 15 onde um elo de arquibancadas e coberturas seria submetido a todo tipo de prova. Usinas de concreto, correias transportadoras, graus, carregadeiras e lançadeiras foram testadas. A complexidade da obra exigia barras de ferros em comprimentos que a indústria não tinha condições de atender. A solução veio no próprio canteiro de obras, onde engenheiros e operários utilizaram soldas para promover a extensão das barras.

ANÁLISE CRÍTICA COM BASE NOS CONCEITOS DE CALVINO – EXATIDÃO

O objeto analisado (Estádio Governador Magalhães Pinto) com a proposta de exatidão de Ítalo Calvino, tenho por referência trechos do livro “Seis propostas para o próximo milênio”.
                                                                               Vista Externa


                                                                                                    Vista Arquibancada
O conceito de exatidão se aplica no “Mineirão” de diversas formas: Sua simetria exata, sendo demosntrada na forma do campo, da Vista Arquibancadacada, do fosso, e de toda sua estrutura. Os pilares são exatos, tanto na espessura, como no comprimento e também na distância entre eles, formando uma elipse.

Para Calvino, exatidão representa uma linguagem que seja mais precisa possível. Este ponto está presente na simetria e regularidade características do objeto.
           
            Sua divisão apresenta várias formas geométricas: enquanto um retângulo representa a parte do gramado, percebemos em todo o resto um formato elíptico, onde arquibancada, fosso e cobertura acompanham o formato do estádio como um todo.
            Portarias e entradas internas são também distrubuídas igualmente pelo entorno do estádio.
Bibliografia :
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Governador_Magalh%C3%A3es_Pinto
- Caderno Belo Horizonte. Grandes Construções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário