sábado, 6 de novembro de 2010

Rayana Malheiros Nogueira

Museu do Louvre em Abu Dhabi

No livro Seis propostas para o próximo milênio, resultante das cinco conferências escritas para a Universidade de Havard, Italo Calvino ressalta a leveza, a rapidez , a exatidão, a visibilidade e a multiplicidade, não tendo chegado a desenvolver o sexto tema: a consistência.
Calvino define a primeira característica como uma associação à precisão e à determinação, nunca ao que é vago ou aleatório. A leveza é um modo de ver o mundo, dependemos disso para que vejamos e encaremos as coisas de maneira leve, sobretudo, retirar a leveza daquilo que é pesado.
Um bom exemplo a ser relacionado aos conceitos de leveza descritos por Ítalo Calvino, é o magnífico museu do Louvre, na ilha Saadiyat na cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, que possui 24 mil metros quadrados, e abriga um complexo de pavilhões, praças, becos e canais, projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel.



O novo Louvre transforma a impressionante faixa de areia branca, a 500 metros de distância da costa de Abu Dhabi, em uma região turística e residencial. A paisagem natural do entorno foi a grande inspiração do projeto. A imagem desértica da terra, como um elemento pesado, contra a fluidez da água, que nos transmite suavidade e leveza nos estimula a imaginar uma obra arquitetônica que queima no chão e ao mesmo tempo flutua na água.

'

Além disso, uma grande cúpula de 180 metros de diâmetro que serve como uma cobertura é completamente perfurada por pequenas aberturas, permitindo a entrada de luz natural, semelhante às folhas de uma árvore que ‘filtra’ a luz do sol. Esses elementos somados à água refletindo todas as edificações, nos transmite uma sensação de leveza, exatamente como se algo leve surgisse do peso.

Referências Bibliográficas
CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo Milênio: Lições americanas. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, c1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário