domingo, 7 de novembro de 2010

Jana Maciel

The Gates – Central Park


Christo (nascido em 13 de junho de 1935, na Bulgária) e Jeanne-Claude (nascida também em 13 de junho de 1935, nos Estados Unidos; morreu em 18 de novembro de 2009) formam um casal de artistas conhecidos por suas instalações ao ar livre. Autores de The Gates, uma obra de arte localizada no Central Park em Nova York, exposta de 12 de fevereiro de 2005 a 27 de fevereiro do mesmo ano. A instalação foi feita com 7.503 painéis de tecido na cor de açafrão e bases de aço no decorrer de 37 km do parque.


            Ítalo Calvino coloca em seu livro que a leveza é uma forma de ver o mundo e se não a vemos, devemos buscar um novo ponto de observação e uma outra lógica. The Gates deu ao Central Park essa leveza. A instalação foi feita durante o inverno, época em que a cidade de Nova York está tomada por neve, o que dá um ar cinza e triste ao parque. Buscando uma nova ótica, o casal Christo e Jeanne-Claude criou um grande corredor de painéis de um laranja vivo, enchendo o parque de luz e proporcionando um belíssimo efeito por conta dos ventos.
Além de dar uma nova forma a paisagem já bastante conhecida, o que era um dos objetivos do casal com a obra, ela gera uma leveza do pensamento e tira o peso da vida, quebrando a rigidez de um inverno ao encher de luz e alegria os caminhos daqueles que percorreram os quilômetros da instalação.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o novo milênio: lições americanas. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. 141p.

Wikipédia. The Gates. 9 ago. 2010. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/The_Gates>. Acesso: em 05 nov. 2010.

Christo and Jeanne-Claude. Disponível em: <http://christoandjeanneclaude.net>. Acesso: em 05 nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário