quarta-feira, 10 de novembro de 2010

VISIBILIDADE por Bernardo Gontijo

Visibilidade

    O projeto é o Airport Hotel and Conference Center (Aeroporto Hotel e Centro de conferencia), localizado na capital da Suécia, Estocolmo. Criado pelo escritório BIG de origem dinamarquesa por um time de 10 arquitetos (Bjarke Ingels, Andreas Klok, Simon Potier, Julie Nielsen, Roberto Rosales Salazar, Marie Lacon, Doug Stechschulte, Christer Nesvik, Sara Sosio e Julia Szaierer.)
A ideia da obra é criar sutilmente volumes entre os pavimentos gerando a imagem subliminar da primeira dama sueca.

Analise Critica:
A "Visibilidade" defendida por Calvino é vista de dois pontos;

1. palavra gerando uma imagem
2. imagem gerando a palavra.

A partir da palavra geramos a imaginação sobre o significado.
E a partir da Imagem geramos palavras que descrevem o objeto.

A imaginação é como um "banco de dados" que gera imagens e orienta os sentidos.
Por exemplo; se fecharmos os olhos e escutarmos um trem passando, logo vem a imagem conceitual de um trem, e podemos perceber também a distancia, o tamanho, a velocidade,etc.


Conclusão:

Ele analisa a visibilidade sob um ponto de vista semiótico. Na semiótica dizemos que uma coisa só se torna um objeto quando determinamos sua função. Um engradado de cerveja, por exemplo, pode se tornar um banco, dependendo do ponto de vista.
Na obra apresentada pelo grupo BIG uma simples mudança de ângulo nos traz uma nova concepção do projeto. “Uma imagem diz mais que mil palavras.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário