domingo, 7 de novembro de 2010

Casa Paraty por Marcio Kogan - EXATIDÃO



Casa Paraty

O Arquiteto paulistano Marcio Kogan formou-se pela FAU (Universidade Mackenzie), em 1977. Kogan é um dos mais destacados nomes da arquitetura contemporânea, fruto do seu estilo próprio e sofisticado de projetar. O jeito de fazer seus desenhos priorizavam linhas retas, decoração minimalista, tons neutros funcionalidade, amplos espaços sem, contudo, incorrer na perda do conforto e aconchego.
Kogan ganhou dois prêmios: o primeiro lugar no Leaf Awards 2009, um dos mais importantes prêmios de arquitetura da Europa, e o Design Awards 2010 da revista britânica “Wallpaper”, na categoria “Best new private house” (melhor casa ).




Arquiteto projetou a magnífica CASA PARATY, localizada em Paraty no Rio de Janeiro. A residência foi projetada em janeiro de 2008 e concluída em maio de 2009.


Os projetos de construção para fora da montanha ao lado de uma das ilhas da cidade colonial de Paraty e Angra dos Reis (entre duas cidade de São Paulo e Rio de Janeiro), quase perto da praia, a residência encontra equilíbrio na topografia do terreno.

 

  
Calvino, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio em Exatidão, o conceito dessa exatidão diz a respeito três coisas principais: 

1) A boa definição de um projeto de obra;
2) A formação de ideías visuais nítidas, incisivas e memoráveis;
3) Um linguagem precisa, capaz de traduzir detalhes do imaginário.

As caracteristicas delas são demonstração para facilitar o imaginário e ser capaz de entender sua linguagem da arquitetura contemporânea como expressiva atingida por Marcio Kogan. O arquiteto teve uma ideia simples. 
A casa apresenta dois volumes em balanço " duas caixas", a ortogonalidade, a textura do concreto nu e a casa distribuindo em três níveis. Toda a parte superior da casa é coberta com terraços, usados como plataformas de observações para o proprietário, e com um jardim de esculturas, plantas medicinas e ervas comestíveis. A família devem sentir aconchego nessa casa, e permitindo receber ventilação, ampla iluminação no interior, vista no mar e mata atlântica, e painéis retráteis de varas de eucalipto para proteger os quartos do sol. Podem chegar de barco, visitar nos finais de semana ou de férias para encontrar descanso enquanto os olhos ora repousam no mar, ora vagam pela mata altântica. Na residência não há do que se esonder nada. Uma construção que valorizasse a exuberância da bela paisagem. Sem contar com o privilégio de sair do barulho da metropole. A casa Paraty tem silêncio e massa. A localizacção é estretégica, pois mantém a orientação solar e a vista. Essa obra foi bem definada e formatada, a boa arquitetura se apresenta e se relaciona harmoniosamente com a natureza como livre limites, essa literatura relaciona combina com a linguagem arquitetônica pela exatidão.


Bibliografia:









Um comentário:

  1. Impressionante, uma obra de arte no próprio lar, Mega Sena vem logo que to precisando rsrs

    ResponderExcluir