domingo, 7 de novembro de 2010

City Arts District koolhaas -Jessika Stephanny - LEVEZA

Arquiteto: Rem Koolhaas (Instituto de Arquitetura Metropolitana)
Cliente: Gestão BLDG e Grupo Athena
Torre de 52 andares sobre o rio Hudson, em Manhattan.
O projeto do prédio - três lajes retangulares empilhadas perpendiculares uns aos outros - permite a mistura de usos: condomínios, um hotel, lofts e estúdios de artistas, galerias e espaço de varejo.





Análise Crítica com base no texto de Calvino sobre Leveza

Calvino nos dá vários exemplos para que possamos entender a leveza. Um destes, que me chamou atenção, é referente à mitologia Grega, onde Perseu corta a cabeça da Medusa, usando sandálias aladas, e do sangue dela, nasce Pegasus, um cavalo alado.
Ou seja, ele mostra que da "dureza" (no caso de medusa) pode nascer a leveza, e que a leveza é a ausência de peso, como quando ele (Perseu) foi decapitá-la, ele teve que usar de leveza, para praticar um ato pesado (decapitar alguém)
Ainda neste jogo de contraposição entre leve e pesado, vejo nesta obra de Koolhaas uma trama de blocos de concreto armado (pesadíssimos), mas dispostos de uma forma a parecer leves. Como se tivessem sido levemente e cuidadosamente colocados um sobre o outro.
Como no exemplo de Perseu, aqui temos uma estrutura muito pesada, mas que deu origem a uma arquitetura leve, que nos faz perguntar, como isso parou em pé?Tamanho equilíbrio e leveza necessários para colocá-los nesta disposição...
Nesta arquitetura,Koolhaas brincou com a leveza da forma arquitetônica, e em oposição, a “dureza”, rigidez, de sua estrutura.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o novo milênio: lições americanas. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. 141p
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário