domingo, 7 de novembro de 2010

Multiplicidade

           Para exemplificar o conceito de multiplicidade empregada no texto do Livro Seis Propostas para o próximo milênio, do autor Italo Calvino, utilizarei o Aeroporto de Pequim-Projeto do escritório de Norman Foster e Partners. 




Inaugurado em 2008, o terminal internacional de Pequim gastou 4 anos para ficar pronto.

Considerado o maior e mais avançado do mundo, o edifício ocupa uma área de 1.480 hectares, 3,54 km de comprimento e 785 metros de largura.





A forma do edifício reforça uma citação de Calvino (“... como método de conhecimento, e principalmente como rede de conexões entre fatos, entre as pessoas, entre as coisas do mundo.”) transmitindo a imagem de um Dragão, evoca cores e símbolos Chineses tradicionais, remetendo uma ligação com o presente existente e o passado contido.    

Forma crucial da cultura asiática. Para os Chineses a mitologia seria uma forma de passar os fatos antigos a nova geração, rememorando assim os acontecimentos.



Como o Próprio Ítalo Calvino diz a exemplo de multiplicidade uma “enciclopédia” é onde encontramos alguns assuntos, conceitos, opiniões, que pode transmitir de certa forma conhecimentos múltiplos e essa obra de Foster mostra isso. 



Formas heterogenias e simultâneas faz com que uma parte esteja só e contida em um todo . O Terminal  tem 3 vista para o exterior sob um teto unificado em forma de dossel que atua também como um auxílio à orientação, por meio da disposição das aberturas e do uso da iluminação que varia de cores conforme os passageiros transitam pelo edifício. Configurando um espaço e ao mesmo tempo interagindo com os usuários.

Calvino fala como a contemporaneidade tende a fazer uma imersão ou interação do “eu” com o existente.






O enorme terminal oferece mais de 64 restaurantes e mais de 90 lojas. Possui sete mil vagas de estacionamento para carros, 175 escadas rolantes, 173 elevadores, 437 esteiras rolante e acoplada ao projeto existe uma estação de trem, com ligação ao centro da cidade.

Cerca de dez mil moradores foram removidos de suas casas para liberar espaço para o novo prédio, provocando críticas de organizações internacionais.

Em suma Calvino vem dizer que o desconstrutivismo  não deve ser algo que exclua causando impactos negativos mas algo que interaja que faz parte do todo, concluindo assim que a contemporaneidade é um fio que da continuidade aos outros acontecimentos, transmitindo uma visão do todo e intervindo no espaço. Proporcionando ao espectador uma oportunidade de apropriar da obra.   Essa idéia de infinitude onde tudo é possível e subjetivo, onde tudo faz combinações possíveis permitindo que o protagonista faça alterações.
Multiplicidade nada mais é que formas diferentes, heterogêneas, conhecimentos e expressões de significados. As obras são marcos expressivo, algo possível de se alterar.

Análise Crítica

Minha escolha é o Aeroporto de Pequim, situado na China, a escolha foi devido a minha compreensão de idéia de passado remetendo ao futuro, de apropriação, de inserção obtida após a leitura do texto.
Nessa obra o arquiteto manteve essa relação, da cultura local inserida na edificação isso me atraiu pra a leitura do projeto. Em todo o projeto Foster teve o cuidado de proporcionar um bem estar pra a cultura local e aqueles que passarem pelo aeroporto.
Calvino mostra no texto Multiplicidade do livro Seis Propostas para o Próximo Milênio, vários poemas e passagens, onde os autores mostram de forma literária o que é a contemporaneidade e as várias multiplicidades existentes em romances contemporâneos.
 O desencadear de cada fase, de cada obra e a variação no mundo da arte, mostra o advento da modernidade tecnológica, a excessiva ambição de propósitos em muitos campos da atividade humana. 









Referências


http://mais.uol.com.br/view/85r7d735pwrw/jogos-olimpicos--aeroporto-de-pequim-04023672CC816346?types=A&

Nenhum comentário:

Postar um comentário